Este artigo, capítulo de minha tese de doutorado na
Universidade de São Paulo, foi publicado
na íntegra no encarte da revista Princípios, quando da comemoração
dos 100 anos de nascimento de Jorge Amado. Hoje, a segunda parte.
Fixado de uma vez para sempre num ponto de vista imóvel, a
posteriori e acima, esse narrador,
que dá por verdade uma verdade, a sua verdade, segrega os opostos dialéticos acreditando
confrontá-los, e entende essa segregação como síntese da luta entre contrários.
Assim, cangaço e revolução não podem coexistir numa só
personagem, Jucundina segue um caminho de aprendizagem cumulativo e sem recuos,
a ação revolucionária de Neném resulta necessariamente na filiação sem conflitos
de Tonho ao Partido Comunista do Brasil.
Esse narrador criado por Jorge Amado apresenta-se, pois, despido de contradições, o
que para a dialética é não uma contradição, mas um contra-senso, uma vez que se
para ela o desenvolvimento social decorre da luta de classes, o desenvolvimento
das idéias decorre da luta de idéias, à qual é inerente a contradição.
Jorge Amado foi deputado pelo Partido Comunista do Brasil
em 1946, ano de publicação de Seara
vermelha.
Esse romance, representativo de um alto grau de partidarização de
sua obra e seu narrador, é efetivamente
ficcionalização de um comunismo brasileiro de época, que se teve em Luís Carlos
Prestes, no campo da política, seu principal expoente – não é a toa que, além
de a João Amazonas, o livro seja dedicado a ele –, teve em Jorge Amado, no campo
literário, seu mais assumido e desassombrado representante, para o bem e para o
mal.
Para esse comunismo de época – aparentemente muito
harmônico mas que explodirá em contradições com a morte de Stalin e com o posterior
XX Congresso do PCUS, na URSS –, a dialética assume feições de panaceia, cujo
domínio “seguro” levaria a pensamentos em perfeita harmonia com a realidade. Não se está aqui, a bem da
verdade, muito longe de Descartes –e de um certo determinismo adaptado às
necessidades de um raciocínio político um entre voluntarista e messiânico.
Tratado como escritor oficial do Partido, Jorge Amado procurou dar ao leitor não apenas sua versão
sobre a revolta de 1935, mas também e principalmente representar na forma de
romance o diagnóstico de época do próprio Partido sobre as causas das mazelas
sociais do Brasil de então, bom como sua proposta de ação revolucionária.
Para o Partido Comunista do Brasil (PCB) do período, a
revolução brasileira respeitaria a duas etapas, uma antilatifundiária e
democrático-burguesa, pelo fato de as estruturas fundiárias predominantes serem
– de acordo com o mesmo PCB – de caráter feudal, e outra socialista, sendo que
a segunda só seria alcançada após a efetivação da primeira, que estaria na ordem
do dia.
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