segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Estranha Máquina Extraviada, de José J. Veiga


O escritor José J. Veiga.
A Estranha Máquina Extraviada é um volume de contos dos mais importantes da obra de José J. Veiga. Os temas tratados de forma aguda e inquietante orientam o leitor na descoberta do que vai por sob a aparente normalidade do cotidiano.

Sem dúvidas, um dos aspectos mais impressionantes dos contos deste livro – como de resto, de toda a obra de José J. Veiga – é a linguagem que, por sob a transparência, a objetividade e a clareza simuladas, reserva ao leitor os maiores espantos, engendrados meticulosamente como se fossem coisas naturais.

No entanto, o leitor não poderá jamais arguir em sua defesa não ter sido prevenido pelo narrador acerca dos eventos incomuns em progresso na narrativa. Esses eventos anormais são sempre antecipados da forma mais evidente possível. Se escapam ao leitor é porque ele, contraditoriamente, se deixa iludir pela franqueza das palavras, concordando em penetrar inocente em mundos perturbados, tal como um inocente banhista se lança com prazer em águas plácidas, mas prenhe de riscos imprevistos. No início deste livro lê-se:

“O mascate escolheu um mau dia para bater em Sumaúma... Também se ele adivinhasse não estaria naquela vida. Ele já tinha estado ali algumas vezes, e da última jurara nunca mais voltar.”

O texto é límpido como um mar sem rugas, porém, os eventos funestos, improváveis, incontornáveis já foram anunciados. A placidez da linguagem ofusca as intenções, e o leitor, ante a natureza perturbadora dos fatos, se vê forçado a retornar um parágrafo para se certificar do que leu.

Mas a dúvida permanecerá, como uma sutil vibração na planura cristalina da água. Mais adiante, confirmadas as impressões, o leitor ainda se perguntará: li direito ou perdi algo? Retrocederá então alguns parágrafos incrédulo de que o narrador o tenha verdadeiramente atirado aos abismos ignotos sem nunca ter mitigado uma só linha, uma só palavra, uma só advertência explícita.

Por isso, o melhor a fazer, é sempre desconfiar das melhores intenções dos narradores destes contos inquietantes e deliciosos, como mar límpido e sem sombra de ondas... mas prenhe de tubarões. Porém, quer se divertir para além da leitura do conto para alguns metáfora do capitalismo? Leias os comentários desta postagem, Sendo muitos de ódio, são de morrer de rir.

FONTE: Veiga, José J. (José Jacinto). A Estranha Máquina Extraviada. 13 ed. Rio de Janeiro, Ed. Bertrand Brasil, 2008.


Jeosafá é escritor e professor Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Autor de mais de 50 títulos por diversas editoras, lançou em 2013 O jovem Mandela (Editora Nova Alexandria),  em maio de 2015, nos 90 anos de Malcolm X, O jovem Malcolm X, pela mesma editora, e no mesmo ano A lenda do belo Pecopin da bela Bauldour, tradução do francês e adaptação para HQ do clássico de Victor Hugo, pela Mercuryo Jovem. Leciona para a Educação Básica e para o Ensino Superior privados de São Paulo.




Treze dos melhores contos da mitologia da literatura universal

Flávio Moreira da Costa,organizador

Esta excelente coletânea de Flávio Moreira da Costa apresenta um breve panorama da mitologia apropriada pela literatura universal. Aqui se encontram mitos da Índia e da antiga Grécia, como também da Islândia, da África e da América pré-colombiana, em meio a contos de Eça de Queiroz, Coelho Neto, Alberto Moravia, Kafka, Machado de Assis, Heine e Mark Twain que se debruçaram sobre a tradição mais remota, mitológica ou lendária.

O conto é um gênero narrativo antigo. Em razão de sua estrutura enxuta, desde a antiguidade é empregado para registrar e veicular artisticamente experiências humanas relacionadas à política, à filosofia, à vida das sociedades e dos indivíduos e ao sagrado.

Os contos aqui destacados permitem ao leitor observar como esse gênero longevo foi empregado em diferentes épocas, em diferentes culturas, por diferentes autores, com diferentes propósitos.

Das antigas narrativas de fundo religioso e apócrifas, aos contos contemporâneos, assumidamente artísticos e assinados por reconhecidos autores, o leitor tem oportunidade de viajar no tempo, no espaço, na imaginação e na linguagem.

Uma excelente prática em sala de aula seria comparar as estruturas dos contos: personagens, cenários, fatos, tempos históricos, descrições, linguagem etc. Com certeza, muitas coisas se descobririam... Aliás, a rigor, a seleção dos textos realizada deixa mesmo entrever essa intenção de seu organizador.

FONTE: Costa, Flávio Moreira da (Org.). Treze dos Melhores Contos da Mitologia Antiga. Rio de Janeiro, Ediouro, 2004.

Toda Mafalda, de Quino



Trad. Andréa Stahel e outos

Toda Mafalda traz, em uma excelente edição de capa dura, toda a produção do importante cartunista Quino (Joaquín Salvador Lavado, nascido em 17 de julho de 1932, na província de Mendoza, Argentina). Uma breve resenha introdutória apresenta a famosa personagem, e uma pequena cronologia versa sobre o artista.

Mafalda, uma simpática, crítica e esperta menina preocupada com os problemas da humanidade, foi criada em 1962. Na oportunidade, ela deveria fazer o papel de “garota propaganda” de anúncio a ser veiculado no jornal Clarín. Mas não deu certo, e a personagem só nasceu para seu público mesmo em 1964, no jornal Primeira Plana, aqui já na forma de cartum.

Outros personagens da tira foram aparecendo logo em seguida, e não tardou para que a HQ fosse publicada também em outros jornais argentinos e, depois, de outros países – inclusive no Brasil, em plena ditadura militar.

Mafalda, ao ganhar o coração dos leitores latino-americanos, saltou para Estados Unidos e Europa, ganhando o mundo. Em 1973, O cartunista decidiu encerrar a série, participando apenas eventualmente em publicações humanitárias, em particular relacionadas à UNICEF.

Nessa surpreendente HQ, que mescla política, socidade e filosofica, o humor e a ironia estão presentes, tanto no texto dos balões, quanto nas expressões das personagens, sempre a dirigirem suas críticas e ironias ao público adulto, a quem, em tese, caberia cuidar melhor dos destinos dos semelhantes e do planeta.

Tanto as temáticas destacadas quanto a articulação entre texto verbal e texto gráfico permitem amplo raio de ação pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, História e Arte, e ainda de Filosofia e Sociologia.

FONTE: Quino. Toda Mafalda. Trad. Andréa Stahel et. Al. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1993.