Prefixo
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Prefixo
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Radical
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Vogal Temática
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Desinência verbal formadora de
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des
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in
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form
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a
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r
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Infinitivo
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nte
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Particípio presente ou adjetivo
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do
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Particípio passado ou adjetivo
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ndo
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Gerúndio ou adjetivo
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Prefixo
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Radical
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Vogal Temática
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Sufixo formador de
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in
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form
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a
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ção
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Substantivo
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l
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Adjetivo
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(l) mente
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Advérbio
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Por sua vez a água se mistura em milhões de combinações, dando origem a formas de vida das mais simples às mais maravilhosamente complexas, como as de plantas e animais, entre os quais a espécie humana.
Na língua ocorre o mesmo. Fragmentos significativos se unem e dão origem a palavras, que se combinam e dão origem a sintagmas (pedaços de frases ou orações). Os sintagmas se combinam e dão origem a orações e períodos, que se combinam e dão origem (na escrita) aos parágrafos, que se combinam e dão origem aos capítulos, que se combinam e dão origem a romances, teses, monografias etc.
Assim, resumindo, sintagma é uma combinação linguística que dá origem a uma unidade em língua oral ou escrita com sentido (se não tem sentido, não é sintagma, pois ele é sempre e necessariamente uma combinação válida). Observe a frase-exemplo:
A escrita apressada resulta quase sempre em erros de ortografia ou sintaxe.
Nela há duas grandes combinações válidas: uma em torno do núcleo do sujeito (um substantivo; escrita), outra em torno do núcleo do predicado (um verbo: resulta).
escrita
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resulta
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A
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apressada
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em
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quase sempre
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erros
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de
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ortografia
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ou
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sintaxe
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A própria palavra "combinação" já dá a dica para a gente: com-bin-a-ção, ou seja, ação de associar binariamente qualquer coisa que se imaginar, ou seja, em pares:
SINTAGMA NOMINAL
(porque seu núcleo é um nome/substantivo)
OU SUJEITO
{(A)+[escrita]+(apressada)}
SINTAGMA VERBAL
(porque seu núcleo é um verbo)
OU PREDICADO VERBAL
{[resulta] + [(em+erro)+(de+ortografia)+(ou+sintaxe)+(quase+sempre)]}
As associações, assim, são sempre binárias, em que um elemento se combina com outro, dá origem a uma unidade maior, que por sua vez se combina com outra menor ou do mesmo nível, e dá origem a uma unidade superior em sentido e complexidade. Podemos acrescentar quantos sintagmas quisermos à oração acima composta de dois sintagmas (sujeito e predicado, ou sintagmas nominal e verbal respectivamente), porém, observe que o núcleo de ambos sempre será o mesmo:
A escrita apressada, descuidada, desatenta resulta quase sempre em erros de ortografia, acentuação, pontuação ou sintaxe:
escrita
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resulta
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A
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apressada
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em
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quase sempre
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descuidada
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erros
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|||||
desatenta
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de
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ortografia
|
ou
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sintaxe
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acentuação
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||||||
pontuação
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Observe que a concordância com a palavra escrita é feita uma a uma (escrita apressada; escrita descuidada; escrita desatenta), sempre binariamente. Do mesmo modo, observe que as palavras acentuação e pontuação (assim como ortografia e sintaxe) estão subordinadas (por meio da preposição de) à palavas erro (erro de ortografia, erro de acentuação, erro de pontuação, erro de sintaxe). A palavra erro, assim, é núcleo de um sintagma (combinação) nominal (porque "erro" é um substantivo/nome), subordinado ao núcleo do predicado (o verbo resulta) pela preposição em.
Muitas combinações na língua são feitas diretamente. Por exemplo, no sujeito da oração acima, as palavras A (artigo feminino singular) e apressada (adjetivo feminino singular) se ligam à escrita diretamente. São adjuntos adnominais, ligados ao substantivo feminino singular escrita sem nenhuma palavra intermediária: essas palavras estão justapostas, postas imediatamente ao lado, junto (daí "adjunto") do substantivo que especificam e qualificam.
Porém, há outro tipo de combinação na língua, quando há a necessidade de um termo intermediário que indique subordinação de uma palavra a outra ou de um sintagma a outro. Nesse caso, temos uma ligação indireta, que implica em subordinação de um termo a outro. Nesse tipo de ligação por subordinação, temos uma palavra (ou sintagma) "regente" e outra "regida". Assim, em resulta em erro, "resulta" é o termo regente (porque é a informação mais importante desse sintagma) e "erro" é o termo regido (pois é uma informação secundária, subordinada pela preposição em). O mesmo ocorre no sintagma erros de ortografia (e nos demais: de acentuação, de pontuação, de sintaxe): "erros" é o regente e "ortografia" é o termo regido (pela preposição de) do sintagma.
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